Varíola dos Macacos: Brasil articula com a OMS possível aquisição de vacinas, diz Ministério da Saúde
OMS também monitora avanço da doença no país

Foto: CDC
O Brasil está monitorando o avanço da varíola dos macacos e articula com a Organização Mundial de Saúde (OMS) possível aquisição de vacinas, afirmou o Ministério da Saúde informou neste sábado (23), .
A OMS declarou a doença como emergência de saúde global. No entanto, a decisão deste sábado pode levar a um maior investimento no tratamento da doença e avançar na luta por vacinas, que estão em falta.
Em nota, o governo informou ainda que os testes para diagnóstico estão disponíveis para toda a população que se enquadre na definição de casos suspeitos para varíola dos macacos. Atualmente, os testes estão sendo realizados em quatro laboratórios de referência no país.
Ainda segundo o governo, desde o dia 11 de julho, o órgão de saúde faz o monitoramento de casos, a análise do perfil epidemiológico das notificações, a orientação das ações de vigilância e a divulgação diária da situação dos casos no país.
No Brasil, o Ministério da Saúde contabilizou, até o último dia 21, 592 casos confirmados da doença. O país está no ranking dos 10 países com maior número de casos.
Nos últimos anos, a taxa de letalidade da doença foi de 3% a 6% dos casos, segundo a OMS.