Pílulas contra Covid-19 ainda aguardam para entrar no SUS
Medicamentos já foram aprovados pela Anvisa

Foto: Reprodução/Pixabay
Apesar de aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as pílulas anti-Covid-19 das farmacêuticas Pfizer e MSD seguem aguardando para serem incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS). Até o momento, nenhum paciente brasileiro recebeu os medicamentos fora de estudos clínicos. A informação é do jornal O Globo.
Além disso, não há previsão para que as pílulas cheguem aos hospitais. A Paxlovid, da Pfizer, recebeu sinal verde para entrar no SUS em maio, pouco mais de um mês após sua aprovação junto à Anvisa. O prazo para que chegue aos postos e hospitais, de acordo com informações da Época, se encerra no mês de novembro. Neste momento, Pfizer e Ministério da Saúde trabalham para chegar em um contrato de fornecimento. A farmacêutica afirma que encaminhou ao governo federal sua proposta de acordo e que aguarda a resposta.
Apesar de resultados positivos comprovados por estudos, especialistas fazem uma ressalva: é importante que a prescrição das pílulas seja cuidadosa. Isso porque a chance de interação medicamentosa em pacientes que fazem tratamento de outros males crônicos é grande. A pasta da saúde recentemente convocou médicos para justamente desenvolver uma orientação de uso do fármaco no país. No encontro, foi dito que havia a previsão de entrega de 100 mil tratamentos.