Veja como Lula cumprimentou alguns chefes de estado
Cumprimento protocolar entre Lula e Milei já estava sendo esperado, porém, o jeito formal e a frieza chamaram atenção
Foto: Reprodução/CanalGov
O aperto de mãos formal entre o Chefe do Executivo do Brasil, Lula, e o presidente da Argentina, Javier Milei chamou a atenção durante a abertura do G20, nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro. O cumprimento protocolar entre os dois já estava sendo esperado, porém, o jeito formal e a frieza contrastam com a recepção efusiva de Lula a outros líderes no evento.
Já em contraponto com o aperto de mão com Milei, o presidente do Brasil trocou abraços calorosos com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, Emmanuel Macron (França) e até com Giorgia Meloni (Itália), que também é adversária política de Lula. Na chegada de Macron, Lula apertou a mão do presidente francês com outro entusiasmo, dando um abraço na sequência, segurando depois as duas mãos do colega.
Com a primeira-ministra de direita da Itália, Giorgia Meloni, mesmo estando do lado oposto do espectro político, foi outra chefe de governo recebida de modo menos protocolar. Após trocarem beijos, Lula envolveu Meloni com o braço.
Outros cumprimentos afetuosos com o presidente foram de alguns dos outros líderes, com Gabriel Boric, do Chile, e o secretário-geral da ONU, António Guterres.