• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Velejador Aleixo Belov relata sua experiência desafiadora na Passagem Noroeste em novo livro
Cultura

Velejador Aleixo Belov relata sua experiência desafiadora na Passagem Noroeste em novo livro

Viagem pelo trecho renomado do Ártico é retratada em detalhes no lançamento de 'Passagem Noroeste’

Por Da Redação
Ás

Velejador Aleixo Belov relata sua experiência desafiadora na Passagem Noroeste em novo livro

Foto: Reprodução/ Vinícius Schmidt

O velejador Aleixo Belov narra em seu novo livro, intitulado "Passagem Noroeste", a emocionante experiência de realizar uma expedição por uma das vias marítimas mais famosas e desafiadoras do mundo. O livro será lançado no dia 12 de julho, às 18h, em um evento aberto ao público no salão social do Iate Clube de Brasília, com uma palestra do autor.

A Passagem Noroeste, localizada entre os oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico, é uma rota que só pode ser percorrida após o derretimento parcial do gelo que a compõe. O trecho abrange os mares do Ártico, percorrendo todo o norte do Canadá, e representa um verdadeiro desafio para os navegadores. 

Durante a expedição, que ocorreu entre fevereiro e novembro do ano passado, Aleixo Belov contou com uma tripulação de 60 pessoas a bordo do Veleiro Escola Fraternidade, em uma iniciativa liderada por ele. O velejador fez questão de selecionar uma equipe diversa, proveniente de diferentes lugares e realidades, entre mais de 150 candidatos que se candidataram para participar da jornada.

"Priorizei que a minha equipe fosse formada pelas pessoas mais diferentes possíveis. Vindas de lugares e realidades completamente distintas", afirmou Belov.

No livro, o autor compartilha detalhes das dificuldades enfrentadas ao longo da jornada, que se tornou possível devido às mudanças climáticas. Mesmo em locais remotos e praticamente desabitados, onde a presença humana é rara, Belov relata a triste realidade da poluição marinha, com a observação de uma grande quantidade de plástico acumulado no mar.

Aleixo Belov é reconhecido pela Marinha como o primeiro velejador a dar a volta ao mundo sozinho com a bandeira brasileira. Além de "Passagem Noroeste", ele já escreveu outros nove livros, compartilhando suas experiências nas cinco voltas ao mundo realizadas a bordo de seu veleiro.

Com trajetos que levam o nome da Baía de Todos os Santos, conhecida como a Capital da Amazônia Azul, Aleixo Belov iniciou sua trajetória em 1980. Nascido na Ucrânia, ele se mudou para o Brasil em 1949 e estabeleceu residência em Salvador, onde vive até hoje.

Em 2021, o velejador inaugurou o Museu do Mar, em Salvador, que abriga um acervo com todas as memórias e lembranças das expedições realizadas ao longo de sua história. O museu representa um importante espaço para compartilhar suas experiências e inspirar outros a explorarem o mar e a preservá-lo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário