Vendas do varejo sobem 2,8% em janeiro ante queda de 4,1% do setor de serviços

Queda em supermercados foi de 3,5% e de 10,7% em vestuário; combustíveis tiveram alta de 2,2%

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Vendas do varejo sobem 2,8% em janeiro ante queda de 4,1% do setor de serviços

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

As vendas do varejo cresceram 2,8% em janeiro, em comparação ao mesmo período do ano passado, enquanto o setor de serviços registrou queda de 4,1% na mesma comparação. O dado mensal é da Getnet, empresa de meios de pagamento controlada pelo Santander Brasil.

No varejo restrito, que exclui materiais de construção e automóveis e autopeças, houve alta de 4,5% nas vendas de janeiro sobre um ano antes, mas baixa de 1,6% ante dezembro, com apenas o segmento de combustíveis mostrando crescimento nessa comparação.

As quedas de janeiro ante dezembro foram de 3,5% em supemercados, 10,7% em vestuário, 5,3% em móveis e eletrodomésticos, 1,2% em artigos farmacêuticos. Combustíveis tiveram alta de 2,2% nessa comparação.

“No varejo, o resultado mostra recuo após dados positivos no fim de 2024, e indica aceleração na segunda metade do mês após leitura mais fraca na primeira quinzena. Já nos serviços, vemos tendência de acomodação”, citaram os analistas, afirmando que não estão vendo sinais claros de desaceleração “mais acentuada” no curto prazo “até o momento”.

Queda em serviços é a 3ª interanual seguida

Segundo o levantamento, a queda no índice voltado para o setor de serviços foi a terceira variação negativa interanual seguida. Na relação mensal, houve queda de 0,1%, pressionada pelos segmentos de alojamento e alimentação, que tiveram queda de 1,8%.

“O dado negativo de alojamento e alimentação chama a atenção, uma vez que este segmento tem maior aderência aos dados oficiais e apontou o segundo mês consecutivo de recuo na margem”, afirma relatório do Santander Brasil. No mês, a categoria “outros serviços às famílias” teve alta de 4,9%.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário