Venezuela tenta suspender custódia do Brasil sobre Embaixada da Argentina em Caracas
Itamaraty esclareceu que até que outro país seja designado, a situação segue inalterada
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O governo da Venezuela quer revogar a custódia do Brasil sobre a Embaixada da Argentina em Caracas, mas o Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou que “não pode haver revogação unilateral”. Em nota, o Itamaraty esclareceu que, até que outro país seja designado para representar os interesses argentinos na Venezuela, a situação permanecerá inalterada.
O Brasil assumiu temporariamente a custódia da embaixada argentina em Caracas há pouco mais de um mês, a pedido do governo argentino, após o presidente venezuelano Nicolás Maduro fechar a representação diplomática da Argentina e expulsar seus diplomatas. Desde então, a bandeira brasileira substituiu a argentina na sede diplomática.
A Venezuela também expulsou missões diplomáticas de outros países, como Chile, Costa Rica, Panamá, República Dominicana e Uruguai. Enquanto isso, seis opositores ao governo Maduro continuam refugiados na embaixada argentina, que está cercada por agentes da Polícia Nacional Bolivariana e do Serviço Bolivariano de Inteligência. Segundo a imprensa de Buenos Aires, o fornecimento de energia elétrica foi cortado, sendo mantido apenas por geradores.