Vereador do PR utiliza falas xenofóbicas contra nordestino para justificar voto: "no nordeste o pessoal não gosta muito de trabalhar"
A declaração ocorreu enquanto os parlamentares debatiam o projeto para declarar de utilidade pública a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo
Foto: Reprodução
O vereador da cidade de Apucarana, no Paraná, Antônio Garcia (União Brasil), chegou a afirmar que no nordeste "o pessoal não gosta muito de trabalhar", e irritou alguns colegas da casa. A declaração foi dada na segunda-feira (14), durante votação na casa para proposta de conceder a utilidade pública para a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo, “entidade criada para valorizar a cultura regional” em eventos turísticos.
Durante o discurso, Garcia disse: “Vou votar favorável. Parabenizo o vereador Molina (autor) pelo projeto. Dizer que, um projeto tão importante, o pessoal sai daqui e vai para o Nordeste. No Nordeste o pessoal não gosta muito de trabalhar, uma parte lá, não todos. Não vamos abranger todos não. Mas daí tem o turismo do Nordeste, as águas do Nordeste. E agora vai acontecer o contrário, vão vir pro turismo de Apucarana”.
As falas, no entanto, irritaram outros parlamentares que se pronunciaram logo após as falas do vereador. Moisés Tavares (Cidadania), que se disse filho de nordestino, declarou de imediato que "repudiava veementemente aqueles que têm qualquer tipo de preconceito com irmãos de outros estados".
Rodrigo Recife (União Brasil), que faz parte do mesmo partido de Garcia, tentou jogar panos quentes na polêmica e afirmou que o colega "não queria dizer aquilo".
"O povo nordestino merece todos os aplausos, é muito trabalhador, muito competente e é maioria no nosso país", declarou Recife.
Garcia tentou se justificar ainda na sessão. “A gente fala de um jeito e a pessoa interpreta de outro. Pra quem sabe ler, um pingo é letra. Eu não desfiz de pessoas do Nordeste. Só dei um exemplo”. Já a Câmara informou que não irá se pronunciar sobre o caso.