Vestigios de Covid-19 são encontrados em amostras de esgoto de Paris
Especialistas apontam relação com número de infectados
Foto: Reprodução/Internet
Quase dois meses após o fim das principais medidas de isolamento social na França, vestígios do coronavírus foram detectados nos esgotos da capital, Paris, De acordo com fonte ouvidas pelo jornal Le Monde, isso pode indicar uma ligeira retomada nos casos.
Desde o início da pandemia, os esgotos foram monitoradas, com o objetivo de avaliar a circulação do vírus dentro do população. Entre as amostras colhidas entre 5 de março e 23 de abril, os pesquisadores comprovaram a relação entre a presença do vírus nas amostras e o número de casos registrados.
Segundo os pesquisadores, toda vez que um paciente vai ao banheiro, o vírus entra em contato com suas fezes contamina a água que o drena. O vírus fica presente por alguns dias após a infecção, antes que os primeiros sintomas da doença apareçam, o que torna os resíduos um reflexo parcial do estado de saúde da população.
Porém, de acordo com o Le Monde, os resultados das amostras colhidas entre 22 a 25 de junho, apontaram uma reversão no quadro, seis das doze análises realizadas durante esse período foram positivas (em níveis mínimos) e os testes adicionais realizados na semana seguinte, deram a confirmação aos resultados.