• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: Adolfo Menezes define que Conselho de Ética da ALBA será instalado na quarta-feira (17)
Política

Vídeo: Adolfo Menezes define que Conselho de Ética da ALBA será instalado na quarta-feira (17)

Colegiado será responsável por julgar o deputado Binho Galinha; veja

Por Ane Catarine Lima
Ás

Vídeo: Adolfo Menezes define que Conselho de Ética da ALBA será instalado na quarta-feira (17)

Foto: Farol da Bahia

Após mais de um ano sem Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) instalará o novo conselho na quarta-feira (17). Durante conversa com a imprensa na tarde desta terça-feira (16), o presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD), explicou que os membros indicados pelos líderes Alan Sanches (União Brasil) e Rosemberg Pinto (PT) se reunirão no Salão Nobre, às 14h, para escolher o presidente e vice-presidente.  

A instalação do colegiado surge em decorrência da operação 'El Patron', uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) deflagrada em dezembro do ano passado, que apontou o deputado Binho Galinha (Patriota) como suspeito de envolvimento em suposta lavagem de dinheiro proveniente do jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada e desmanche de veículos.

“É uma questão grave, segundo o que a gente ouve do Ministério Público.  Os líderes tinham a responsabilidade de indicar os membros, que já foram indicados. Amanhã os membros vão se reunir para escolher o presidente e vice-presidente. [Depois], vamos começar os trabalhos”, afirmou Menezes. 

“[A Assembleia Legislativa] tem de dar satisfação à opinião pública, pelo fato grave ocorrido com um membro desta Casa”, completou. 

Além do presidente e do vice-presidente da comissão, os membros devem decidir o relator do processo contra Binho Galinha. Eles também poderão definir os dias da semana e os horários de funcionamento do colegiado. A Comissão de Ética é encarregada de julgar internamente condutas incompatíveis com o decoro parlamentar, podendo aplicar punições que variam desde advertências até a cassação do mandato.

Veja o vídeo: 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.