Vídeo: Aeroporto de Porto Alegre suspende voos até o final do mês por causa das chuvas
Aeroporto está fechado desde sexta-feira (3) devido à elevação das águas do Rio Guaíba
Foto: Reprodução/ Redes sociais
A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), divulgou, na manhã desta segunda-feira (6), que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado por tempo indeterminado, com todas as operações. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a área de pouso e ao redor do aeroporto completamente alagadas (Veja abaixo).
Em nota, a Fraport, administradora do aeroporto, informou que as operações estão suspensas até o dia 30 deste mês.
O aeroporto está fechado desde a última sexta-feira (3) por causa da elevação das águas do Rio Guaíba, na capital gaúcha, que chegaram ao maior nível já registrado, de 5,33 m, na manhã do domingo (5) e devem permanecer acima do limite para inundação (3 m) pelos próximos 10 dias.
"Para cumprir a legislação aeroportuária, hoje (6/5), foi emitido um Notam (Notice to Airman) com data final em 30/5, que se trata de um documento, reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas. Este aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações", disse, em nota, a Fraport.
A Abear orienta que os passageiros devem entrar em contato diretamente com a companhia aérea para remarcação ou reembolso.
Chuvas no RS
O Rio Grande do Sul enfrenta fortes chuvas desde o dia 29 de abril. Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil, o número de mortos em dos temporais que atingem o estado subiu para 83. Outras 4 mortes estão sob investigação, além de 111 pessoas desaparecidas e 276 feridas.
Segundo o órgão, são 141,3 mil pessoas fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas. Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas.
Os meteorologistas afirmam que os temporais que ocorrem no Rio Grande do Sul são reflexo de, ao menos, três fenômenos que ocorrem na região, agravados pelas mudanças climáticas. Nas próximas 24 horas, há previsão de mais chuva.
Veja vídeo do Aeroporto Salgado Filho alagado: