Vídeo: Corpo de Bombeiros envia mais 25 profissionais para atuarem no Rio Grande do Sul
Além dos profissionais, donativos recolhidos nas unidades da corporação em Salvador serão enviados ao estado gaúcho
Foto: Divulgação/CBMB
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) vai enviar, nesta quarta-feira (15), outros 25 agentes para atuar no resgate das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Eles vão substituir os 23 bombeiros que viajaram, no início desse mês, para o estado gaúcho e que retornam para Salvador após quase duas semanas em atividades ininterruptas.
Segundo a corporação, parte da equipe embarca de avião e a outra parte viaja de caminhonete para ajudar no deslocamento nas áreas atingidas. Os baianos convocados para a missão têm experiência em situações emergenciais decorrentes de desastres naturais e, além de ajudar nos resgates, também atuam em outras frentes para ajudar a minimizar os impactos dos temporais.
Até o momento, os bombeiros baianos ajudaram no resgate de mais de 200 pessoas em áreas de risco e 20 animais.
“A preocupação é a gente não interromper esse apoio. Enquanto a população do Rio Grande do Sul tiver necessidade do apoio do Estado da Bahia, nós vamos apoiar e o Corpo de Bombeiros se sente orgulhoso em ser um dos representantes. Além dos 25 bombeiros, também estamos mandando mais dois médicos da Secretaria de Saúde (Sesab), para fazer frente a essa nova demanda”, destacou o comandante-geral do CBMB, coronel Adson Marquezini.
Além dos profissionais, o Corpo de Bombeiros vai enviar donativos recolhidos nas unidades da corporação em Salvador. Ao todo, serão enviados 42 mil litros de água, duas toneladas de alimentos, mil litros de material de limpeza, nove mil unidades de material de higiene pessoal e, aproximadamente, 500 quilos de ração animal.
Trabalhos no RS
Durante uma conversa com a imprensa, realizada na manhã desta quarta-feira (15), o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros da Bahia em solo gaúcho.
"É claro que o Corpo de Bombeiros da Bahia não ficaria de fora dessa força-tarefa. Nossas tropas foram algumas das primeiras a chegarem no Rio Grande do Sul. Lá, nós atuamos, principalmente, nos municípios de Santa Lúcia, Gramado, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Essa nova ida de mais homens é uma tentativa de reforçarmos esse apoio ao estado do Rio Grande do Sul", afirmou o secretário.
Chuvas no RS
O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública no dia 1° de maio, pelos "eventos climáticos de chuvas intensas". A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.
No último balanço divulgado pela Defesa Civil, na terça-feira (14), o número de mortes estava em 149. O estado conta ainda com 112 desaparecidos e 806 feridos.
Veja a declaração do coronel Adson Marquezini :