Vídeo: ‘Direita merece paredão, espingarda e boa cova’, disse político do PCB, em 2015
Discurso de Mauro Iasi que prega violência contra opositores antecede o Governo Bolsonaro
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um vídeo de 2015, que volta a circular nas redes sociais, mostra que o discurso de violência extrema contra opositores políticos é corriqueiro e apartidário, antes mesmo do presidente Jair Bolsonaro (PL) estar no poder. Em 2015, um pronunciamento de Mauro Iasi, então dirigente do Partido Comunista Brasileiro (PCB), candidato à Presidência em 2014, causou polêmica.
Durante o 2º Congresso Nacional da CSP - Conlutas, realizado no Rio de Janeiro naquele ano, ele ofereceu uma “boa cova” à direita e aos conservadores. “Nós sabemos que você é nosso inimigo, mas considerando que você, como afirma, é uma boa pessoa, nós estamos dispostos a oferecer o seguinte: um bom paredão, onde vamos colocá-lo na frente de uma boa espingarda, com uma boa bala e vamos oferecer, depois de uma boa pá, uma boa cova. Com a direita e o conservadorismo, nenhum diálogo, luta”, disse Mauro.
No vídeo, é possível ouvir que Iasi foi ovacionado pela plateia de trabalhadores. Após a repercussão do vídeo, Bolsonaro, que na época era deputado federal, protocolou no Ministério Público Federal (MPF) uma representação contra Iasi.