Política

Vídeo: ''Esse lugar não é só meu'', diz primeira ministra negra do TSE

Durante sua fala, a ministra Edilene Lôbo destacou a necessidade de vencer a desigualdade de gênero e raça

Por Da Redação
Ás

Vídeo: ''Esse lugar não é só meu'', diz primeira ministra negra do TSE

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A primeira ministra negra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, discursou em sua primeira sessão plenária nesta quinta-feira (28), e destacou a necessidade de vencer as desigualdades de gênero e raça. A ministra declarou que o lugar que ocupa não é só dela, mas sim a representação de um povo. 

''Esse lugar não é só meu, não é só de uma pessoa. Este lugar e esta missão são a um só tempo resultado e ponto de partida de lutas históricas de grupos minorizados para vencer a herança estrutural de desigualdade de oportunidades que precisa ser superada em nossa nação'', disse.

Lôbo também falou sobre as desigualdades estruturais que existem para as mulheres negras, destacando que o gênero ocupa 5% da magistratura nacional.

''Nós, negras, somos apenas 5% da magistratura nacional, havendo apenas uma senadora autodeclarada negra, portanto menos de 1% do Senado; 30 deputadas, o que corresponde a cerca de 6% da Câmara Federal. Mulheres negras ocupam 3% dos cargos de liderança no mundo corporativo, mas são 65% das empregadas domésticas'', afirmou.

A ministra cobrou ainda um ''olhar sensibilizado'' para as questões de gênero e raça, destacando que o ''Brasil tem todas as condições de dar um passo a frente para mudar a realidade de sub-representação feminina em cargos eletivos''.

Veja discurso na íntegra:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.