• Home/
  • Notícias/
  • Podcasts/
  • Vídeo: “Foram muitos desafios até chegar à AMTEA”, relata mãe atípica sobre jornada com filho autista

Vídeo: “Foram muitos desafios até chegar à AMTEA”, relata mãe atípica sobre jornada com filho autista

Monica Chagas, convidada do Espectro no Farol, descreve dificuldades enfrentadas antes do diagnóstico e fala sobre preconceito e busca por apoio

Às

Vídeo: “Foram muitos desafios até chegar à AMTEA”, relata mãe atípica sobre jornada com filho autista

Foto: Reprodução | FB Comunicação

Monica Chagas, convidada do Espectro no Farol, descreve dificuldades enfrentadas antes do diagnóstico e fala sobre preconceito e busca por apoio

No episódio do Espectro no Farol que foi ao ar no sábado (15), a pedagoga e mãe atípica Monica Chagas compartilhou os desafios vividos antes de seu filho chegar à AMTEA (Associação de Mães e Pais de Crianças Autistas). A conversa foi conduzida pelo jornalista e host Pedro Mendonça, no canal da FB Comunicação – Podcast.

Ao responder sobre o que mais marcou sua trajetória desde os primeiros sinais até a busca por atendimento especializado, Monica relembrou momentos difíceis, principalmente relacionados à sensibilidade do filho.

“Ele não suportava barulho. A gente não saía com ele porque ele não suportava barulho. Ele chorava o tempo todo”, contou. Segundo ela, antes do diagnóstico, a comunicação também era limitada: “Ele não falava. Ele só apontava a mão, as coisas que ele queria.”

A mãe descreveu que, sem compreender o que estava acontecendo, a família tentava lidar da forma que conseguia — muitas vezes sem orientação adequada. “A gente gritava mais com ele em casa, mais pancadas, porque a gente não sabia o que realmente ele tinha”, relembrou.

Com o aumento dos episódios de choro, gritos e tentativas de autoagressão, Monica passou a desconfiar de que algo maior estava acontecendo. “Quando eu comecei a desconfiar… ele chorava muito, ele gritava muito, ele se machucava. E aí eu comecei a procurar ajuda.”

Ela também destacou o peso do preconceito enfrentado em espaços públicos. “Foram muitos desafios na rua. Era muito difícil lidar. As pessoas, os preconceitos que a gente sabe, né? Preconceitos contra pessoas autistas. E isso até hoje.”

Ao final, Monica sintetizou sua caminhada até conseguir ajuda e compreensão: “Foram muitos desafios até chegar na AMTEA. Foram muitos desafios que eu passei. Foi desafiador.”

Veja trecho: 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário