Vídeo: Lula diz ter 'bronca' de tombamento após teto de igreja histórica desabar em Salvador
Uma turista morreu no acidente e outras quatro pessoas ficaram feridas; prédio era tombado pelo Iphan
![Vídeo: Lula diz ter 'bronca' de tombamento após teto de igreja histórica desabar em Salvador](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/199973/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=8b77a80043ff1b9b9cc68a3d8a5f76ef)
Foto: Defesa Civil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que falta investimentos nos prédios tombados ao redor do país, após o teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador, desabar e deixar uma turista morta e outros cinco feridos.
A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira (6). Lula disse que o Brasil não tem cuidado com esses bens e questionou a ausência de orçamento.
“Eu tenho uma bronca desse negócio de tombamento. Porque em São Paulo, no Rio, em Brasília, você tomba as coisas, mas quando você faz uma política de tomar um patrimônio público, é preciso colocar dinheiro para manter as coisas [...] o cidadão que fez o tombamento, que aprovou a lei na Câmara não coloca orçamento para que isso seja conservado. Você tomba, e a coisa vai apodrecendo, vai envelhecendo, vai caindo. Então pra que tombar, se não há responsabilidade de cuidar?”, disse.
• Polícia Federal investiga desabamento do teto da Igreja de São Francisco em Salvador
O acidente na igreja ocorreu na quarta-feira (5), por volta das 14h30, em meio a visitação de turistas ao templo. Na última segunda-feira (3), o frei Pedro Júnior Freitas da Silva havia alertado o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre uma "dilatação" no forro do teto e pediu uma vistoria. A visita dos técnicos estava agendada para esta quinta.
Em nota, o Iphan disse que a responsabilidade pela estrutura é da Ordem Primeira de São Francisco, que administra o local. A igreja apresentava problemas desde 2023, como fiação exposta e pio desnivelado.
No mesmo ano, um dos pátios foi parcialmente fechado porque havia risco de queda do pináculo direito. A estrutura chegou a ser removida. Em maio de 2023, o governo federal fez a restauração dos painéis lusitanos de todo o prédio.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sósthenes Macedo, informou que o poder público sabia que havia algumas partes comprometidas na estrutura, contudo, sem riscos de desabamento.
A Polícia Técnica informou que a perícia na igreja começou na quarta e deve ser concluída nesta quinta. Ainda de acordo com os policiais, o resultado deve sair em 10 dias, mas o prazo ainda pode ser prorrogado.
Morte de turista
Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, era moradora de São Paulo e estava de férias com um casal de amigos e o namorado, em Salvador. Ela foi atingida pelos destroços e não resistiu aos ferimentos.
Os homens não se feriram, pois estavam um espaço mais afastado. A amiga da turista sofreu um corte na testa e foi levada para um hospital particular da cidade. Não há detalhes sobre os outro quatro feridos.
Nas redes sociais, Lula manifestou tristeza e pesar pela morte de Giulia e informou que o governo federal está à disposição das autoridades locais para auxiliar "neste momento tão difícil, bem como na reconstrução desse lugar sagrado para milhares de brasileiros".
Com tristeza e pesar, soube do desabamento do teto da Igreja e Convento de São Francisco de Assis, em Salvador, que resultou em uma vítima fatal e deixou outras seis pessoas feridas. O governo federal está à disposição das autoridades locais para auxiliar neste momento tão…
— Lula (@LulaOficial) February 5, 2025
A igreja
Considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, as estruturas da Igreja e Convento de São Francisco começaram a ser construídas em 1686.
As paredes, colunas, teto, capelas são revestidas de intrincados entalhes cobertos de ouro, o que fez com que ficasse conhecida como “Igreja de Ouro”.
Nos púlpitos e tetos, era possível observar várias pinturas, muitas delas produzidas em 1737 pelo pintor português Bartolomeu Antunes.
Veja como era e como ficou: