• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Vídeo: "Não podemos deixar esse erro capacitista passar despercebido", diz influenciador em crítica a Lula
Brasil

Vídeo: "Não podemos deixar esse erro capacitista passar despercebido", diz influenciador em crítica a Lula

Durante entrevista, o presidente disse que não usaria muleta nem andadeira, que estaria “bonito”

Por Da Redação
Ás

Vídeo: "Não podemos deixar esse erro capacitista passar despercebido", diz influenciador em crítica a Lula

Foto: Ricardo Stuckert

O influenciador e ativista Ivan Baron criticou, nesta quarta-feira (27), a declaração (assista o vídeo abaixo) do presidente Lula sobre recuperação da cirurgia no quadril agendada para próxima sexta-feira (29), no Hospital Sírio-Libanês de Brasília. Baron participou da posse do petista e o acompanhou durante a subida da rampa do Planalto. 

Durante entrevista, o presidente disse que não usaria muleta nem andadeira, que estaria “bonito”. 

“O Stuckert não quer que eu ande de andador. Ele já falou: ‘não vou filmar você de andador’, então significa que vocês não vão me ver de andador, não vão me ver de muleta, vocês vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse operado”, disse Lula. 

Em publicação, Baron disse que o presidente não falou ‘por mal’, mas que é um erro capacitista que não pode passar despercebido. 

“Vocês não vão me ver de ANDADOR, vocês não vão me ver de MULETA, vocês vão me ver SEMPRE BONITO” E essa fala desnecessária que o Presidente Lula reproduziu? É nítido que ele não falou por mal, mas ao mesmo tempo não podemos deixar esse erro Capacitista passar despercebido., escreveu Baron. 

O ativista ressalta ainda a importância da utilização dos equipamentos de apoio. 

“Durante grande parte da minha vida eu não quis usar muleta ou andador após crescer vendo as pessoas associarem esse tipo de tecnologia assistiva como algo feio e que explicitaria a minha deficiência. A vergonha era grande. Só na fase adulta eu puder perceber o tempo perdido e a importância do uso da bengala, o quão ela pode facilitar na mobilidade e não agravar ainda mais a minha condição. Ressignifiquei todo o sentido de usar a BENGALA, até mesmo como um símbolo de empoderamento, para que outras pessoas com deficiência não tivessem essa vergonha”. 

Assista declaração de Lula:
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.