Vídeo: ‘Não surpreendeu a mim’, diz Kleber Rosa sobre conquista do segundo lugar nas eleições de Salvador
Candidato pelo Psol garantiu mais de 138 mil votos, melhor resultado do partido na disputa pela capital baiana

Foto: Divulgação
Após o resultado das eleições de Salvador, o candidato Kleber Rosa (Psol) comentou a posição como segundo melhor votado na corrida pela prefeitura da capital baiana, à frente do vice-governador Geraldo Júnior (MDB).
Segundo Kleber, a colocação não lhe causou surpresas pois era a meta desde o início da campanha. Na análise do candidato, o resultado representa esperança para a construção de um projeto popular na cidade.
“Não surpreendeu a mim, o que não quer dizer que não seja uma grande vitória digna de comemoração, já gritei muito, me emocionei muito [...] É uma grande vitória para as esquerdas, considerando as condições que foram dadas para a nossa campanha, tivemos um orçamento muito pequeno, tempo de 35 segundos na TV, apenas dois partidos, ainda assim a gente se agigantou”, disse em coletiva neste domingo (6).
Kleber comemorou ainda a presença do Psol em duas cadeiras da Câmara Municipal, com a eleição de Eliete Paraguassu, a primeira vereadora quilombola da cidade, e do professor Hamilton Assis.
“A gente conseguiu duas figuras de movimento popular, Eliete uma mulher negra, quilombola, ambientalista que sofre uma perseguição cruel, e uma figura emblemática da política, Hamilton que tem 40 anos de acúmulo político. O Psol vai mostrar como se faz oposição e como se demarca um projeto de cidade”, comentou.
Na celebração, o psolista disse que a vitória é principalmente do Movimento Negro soteropolitano, e recitou uma música do compositor baiano Gilberto Gil, Zumbi, a felicidade guerreira. Emocionado, Kleber ressaltou que o crescimento do partido nos ambientes políticos se deve à ancestralidade.
“Eu compartilho com meus ancestrais, nosso povo que lutou na revolta dos búzios, cada homem e mulher negra que deram sua vida aqui. nossa luta não é cargo, é uma luta honesta com nosso povo”.
Ao lado da vice Dona Mira, Kleber conquistou 10,43% dos votos válidos, o que corresponde a 138.610 votos. Este foi o melhor resultado da história do Psol na disputa pela prefeitura da capital baiana. Kleber ficou atrás do atual prefeito da cidade, Bruno Reis (União), reeleito com 78% dos votos.
Expectativas
Em análise sobre os planos para as próximas eleições, Kleber Rosa nega que esteja confirmado como o principal nome da esquerda baiana e revelou que o objetivo é seguir explorando as propostas apresentadas em campanha.
“Vou continuar à disposição do meu partido para as tarefas que o meu partido apontar que me cabem. A gente ainda vai fazer balanço, avaliar essa grande vitória nossa, pensar no futuro. O que eu garanto é meu desejo de continuar construindo esse projeto de cidade, o pós-eleição dá para conquistar mais gente e trazer mais pessoas”, declarou.
Veja um trecho da declaração: