• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Vídeo: "O presidente Jair Bolsonaro distribuiu recursos para atacar o coronavírus. Por que que estamos morrendo?", denuncia Cacique Xavante
Brasil

Vídeo: "O presidente Jair Bolsonaro distribuiu recursos para atacar o coronavírus. Por que que estamos morrendo?", denuncia Cacique Xavante

Líder fala sobre má gestão de coordenadores da aldeia

Por Da Redação
Ás

Vídeo: "O presidente Jair Bolsonaro distribuiu recursos para atacar o coronavírus. Por que que estamos morrendo?", denuncia Cacique Xavante

Foto: Reprodução

O Cacique Xavante, Agnelo de Brito, de uma aldeia de Samarco denunciou em vídeo o descaso que os indígenas Xavantes vêm sofrendo há algum tempo, após a chegada dos primeiros casos do novo coronavírus (Covid-19) em suas terras. O líder se manifesta contra o não atendimento de seu povo e pede socorro ao presidente Jair Bolsonaro.  

"A coordenadora atual não está fazendo nada. Precisa ser resolvido o mais rápido possível porque isso é inaceitável. É ridículo. Nós estamos vendo que as ações não aparecem nas aldeias. Estamos morrendo", disse.  

O Cacique pede ajuda ao presidente Bolsonaro, já que, segundo ele, recursos foram enviados do governo para os indígenas Xavantes, mas nunca chegaram a receber. "O presidente Jair Bolsonaro distribuiu recursos para atacar esse vírus... o coronavírus. Por que que estamos morrendo?", indagou.

Sem citar o nome da coordenadora responsável pela aldeia, o líder indígena denuncia ao dizer que a mulher está fazendo apenas política e que ela não sabe trabalhar. "Quem está dirigindo é a apoiadora. Não pode acontecer isso. Não tem assessoria. Não estão fazendo nada porque são incapazes", pontuou. 

Ele ainda afirma que as reservas Samarco já registraram 29 indígenas Xavantes que foram vítimas fatais da Covid-19. "Isso é dolorido senhores, muito dolorido. Eu nem raspei a minha cabeça porque não é morte natural. Isso não é natural para nós. E quem está nos matando é a má gestão dos Xavantes", argumentou. 

O líder Xavante também destacou que além da falta de atendimento, os indígenas também não estão tendo acesso a remédios para o tratamento da doença causada pelo vírus. "Eles receberam recursos, mas não aplicaram nas aldeias. Não tem organização nas aldeias para a prevenção desse vírus. Nunca apareceu aqui e eu provo. Cadê esse recurso? Nenhum centavo apareceu aqui", disse. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.