• Home/
  • Notícias/
  • Podcasts/
  • Vídeo: "Quando se fala de Pombagira, ainda tem gente que fala está amarrado e se benze", diz Ana Mametto
Podcasts

Vídeo: "Quando se fala de Pombagira, ainda tem gente que fala está amarrado e se benze", diz Ana Mametto

Escritora da obra 'Pombagira – A Entidade Silenciada', foi entrevistada no último episódio do Podomblé

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Vídeo: "Quando se fala de Pombagira, ainda tem gente que fala está amarrado e se benze", diz Ana Mametto

Foto: Reprodução

A atriz, jornalista e cantora Ana Mametto, lançou no mês de setembro o livro ‘Pombagira – A Entidade Silenciada’. A obra propõe uma investigação social e religiosa em torno da imagem da entidade, que surgiu no século XX e é cultuada por religiões de matriz africana.

Entrevistada no Podomblé, nesta segunda-feira (21), Ana revelou que para escrever sobre a Pombagira foi preciso debater temas como racismo, machismo, intolerância religiosa, apagamento e perseguição.

“Quando se fala de Pombagira ainda tem gente que fala ‘está amarrado’, se benze, e diz ‘Deus me livre’. Quando eu comecei esse trabalho eu me deparei com muitas questões sociais. Para nós seguidores ela quem protege nossa casa, abre nossos caminhos, cuida das nossas dores ancestrais”, disse.

Ana iniciou a investigação sobre a construção da imagem da entidade em 2020, quando escolheu a demonização da Pombagira como assunto do Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo. Na visão da escritora, a entidade representa a resistência à opressão das mulheres, e foi estereotipada por diversos líderes religiosos, pertencentes aos mais diversos segmentos.

“Doutrinadores de todas as religiões, não vamos tirar as religiões de matriz africana, elas também estão incluídas nessa demonização, que criam um estereótipo e ele é passado de geração em geração. Eu me questiono como é que Pombagira é demonizada? Por que ela é livre? Por que ela diz ‘não’ enquanto alguém diz para ela que ‘sim’? Como é que eu enxergo nessa mulher? Então eu também sou um demônio. No meu livro eu trago essas lentes e, a partir da leitura, você identifica essa demonização”.

O livro está disponível nas principais livrarias do país.

Confira o trecho da entrevista abaixo:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário