Vídeo: 'Se tiver um pingo de moral, mande abrir processo contra seus colegas do STF', diz Bolsonaro a Barroso
Presidente disse que ministro fez 'jogada casada' com a 'bancada da esquerda'
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonao acusou o ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), por determinar a abertura da CPI da Covid para investigar as omissões do governo federal na pandemia. As declarações foram dadas pelo presidente em conversa com apoiadores, onde Bolsonaro ainda disse que houve uma "jogada casada" entre Barroso e a "bancada da esquerda".
Ele acusou o ministro de fazer "politicalha" e defendeu que Barroso dê andamento a pedidos de impeachment contra os ministros da Suprema Corte apresentados no Senado Federal. "Falta coragem moral para Barroso e sobra ativismo judicial", afirmou.
"Sobre a decisão do Barroso monocraticamente ontem, mandando que Senado Federal instale a CPI da Covid contra o presidente Jair Bolsonaro. É exatamente isso, a CPI não é pra apurar desvios de recurso de governadores, é para apurar, segundo a emenda do pedido de CPI, omissões do governo federal, ou seja, uma jogatina casada, Barroso e bancada de esquerda do Senado", afirmou o presidente.
"Eles não querem saber o que aconteceu com os milhões desviados por governadores e alguns poucos prefeitos também", disse. "Quero ver se o ministro Barroso vai ter coragem moral de mandar instalar esse processo de impeachment também, pelo que parece falta coragem moral para o Barroso e sobra ativismo judicial", provocou.
Para Bolsonaro, esse tipo de ação não é o que o país precisa, principalmente por causa do cenário crítica da pandemia, e o ministro Barroso decide fazer "politicalha" junto ao Senado Federal. "Barroso, nós conhecemos o seu passado, a sua vida e ao que você sempre defendeu, e como chegou ao Supremo Federal, então use a sua caneta em para boas ações e em defesa da vida e do povo brasileiro. Não para fazer politicalha dentro do Senado Federal, se tiver um pingo de moral, mande abrir processo contra seus colegas do STF", disse.
O STF aprovou o requerimento feito pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) para instalação da CPI, que havia recolhido 32 assinaturas, cinco a mais do mínimo exigido.