Vídeo: "Todos nós sabemos que Benim foi a porta de saída dos escravos para o mundo, em especial, para a Bahia", diz Jerônimo Rodrigues
Governador destacou que parcerias entre a Bahia e o Benim serve para estreitar os laços entre as culturas
Foto: Reprodução/Farol da Bahia
O governador Jerônimo Rodrigues afirmou, nesta sexta-feira (24), que as parcerias entre a Bahia e o Benim servem para estreitar os laços entre as culturas, tendo em vista a relação histórica entre o estado e o país africano. A declaração foi dada durante o encontro com o presidente beninense, Patrice Talon.
“Todos nós sabemos que Benin foi a porta de saída dos escravos para o mundo, em especial para a Bahia e para o Brasil. Da mesma forma, o retorno de africanos do regime de escravidão já em condições de liberdade era a porta de entrada [..] O Brasil e a Bahia não conhecem o Benin, da mesma forma que o Benin não conhece o Brasil e a Bahia. Então nós queremos estreitar esses laços, abrir essas portas” disse o governador.
O governador também se comprometeu em estabelecer um intercâmbio entre o estado e o país em diversas áreas. Segundo Jerônimo, já há uma data marcada para a vinda de uma comitiva do Benim para a Bahia.
“Já saímos da reunião com data marcada para a vinda de uma comitiva para intercambiar segurança pública, direitos humanos, agricultura, educação, saúde. Da mesma forma que nós queremos conhecer, intercambiar os museus, as escolas, a educação, a nossa culinária, nossa acarajé, o nosso candomblé,” afirmou.
Além da reunião com o governador para anunciar parcerias, Patrice Talon fará, no sábado (25), uma visita a Casa do Benim, no Pelourinho.
Veja declaração do governador: