Vídeo: Veículos blindados da Armênia são destruídos em conflito com Azerbaijão
Tensão provocou repercussão internacional
Foto: Reprodução/Redes sociais
A Armênia declarou hoje (27) a lei marcial e mobilização militar total em meio a uma troca de acusações com o Azerbaijão sobre bombardeios na região de Nagorno-Karabakh, fronteira entre os dois países.
Por meio do Twitter, oprimeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, pediu que as tropas se apresentassem em seus distritos com a seguinte frase: "Pela pátria, pela vitória".
Com a decisão do governo armênio, o Exército do Azerbaijão informou que não há necessidade da convocação da tropa militar total, segundo informações da Reuters.
O Pashinyan acusou o Azerbaijão de bombardear alvos civis na região de Nagorno-Karabakh e publicou nas redes sociais que a Armênia derrubou dois helicópteros, três veículos aéreos não-tripulados e que destruiu três tanques.
Em resposta a agressão, por meio de um comunicado, o Ministério de Relações Exteriores do Armênio declarou que o país vai agir com "toda a sua capacidade para garantir a segurança da população de Artsakh" e que dará uma resposta militar e política apropriada.
Nas redes sociais, o ocorrido tem tomado proporções internacionais. O porta-voz do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, Ibrahim Kalin afirmou que a Armênia não tem interesse na paz. "A Armênia, mais uma vez, violou as leis internacionais e mostrou que não tem interesse na paz e na estabilidade. A Turquia se solidariza com o Azerbaijão e apoia sem reservas o seu direito de se defender", escreveu Kalin.
A França também se manifestou e pediu que os dois países parem com as hostilidades e retomem imediatamente o diálogo.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra veículos blindados da Armênia sendo destruídos, assim como uma coluna de veículos, sendo que alguns deles aparentemente blindados também são destruídos.
Confira no vídeo abaixo: