Vídeo: vereadores acusam Prefeitura de Cuiabá de estocar medicamentos vencidos
Pasta da Saúde informou que baixa demanda foi o motivo do vencimento
Foto: Reprodução/Instagram
Um vídeo gravado pelos vereadores Diego Guimarães e Maysa Leão, ambos do Cidadania, na última sexta-feira (23), que circula nas redes sociais, mostram as dezenas de caixas de medicamentos e latas de leite Ninho vencidas no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos da Prefeitura de Cuiabá, no Mato Grosso. Eles foram até o local após receberem uma denúncia sobre a grande quantidade de medicados com a validade ultrapassada.
"É revoltante. Em plena pandemia a Prefeitura de Cuiabá está jogando fora medicamentos comprados com o dinheiro da população. Enquanto isso, os cidadãos estão morrendo por falta de remédios", declarou Diego.
Nas imagens filmadas, medicamentos como Amoxilina (antibiótico), Atenolol (usado para doenças cardiovasculares), AmBisome (usado para tratamento de candidíase e como antifúngico) e Nistatina (antifúngico) e diversas latas de Leite Ninho foram encontrados com vencimento de 2020.
Em nota à imprensa, a Secretaria Municipal da Saúde de Cuiabá (SMS) informou que "não tem nada a esconder" e que "bastava" os vereadores terem agendado uma vistoria que a titular da pasta, Ozenira Félix, os acompanharia presencialmente com uma equipe técnica para explicar a situação.
"Já existe um procedimento administrativo correndo acerca desses medicamentos fora do prazo de validade, onde constam as notas dos fornecedores, o levantamento do motivo para a não dispensa dos produtos, como a baixa demanda, que se acentuou neste período de pandemia", argumentou a pasta.
A SMS ainda justificou que segue os protocolos e leis sobre o descarte correto de medicamentos vencidos e está em fase de licitação para contratar uma empresa especializada. "Por fim, a secretária Ozenira Félix coloca-se à inteira disposição da Câmara Municipal para prestar todos os esclarecimentos necessários".
Confira o vídeo da denúncia