Vídeo: vice-prefeita Ana Paula Matos assume Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador: ‘encarar esse desafio com muita força’
Anúncio acontece cerca de dois meses após saída de Pedro Tourinho do cargo

Foto: Farol da Bahia
A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), foi anunciada, nesta quarta-feira (19), como a nova secretária de Cultura e Turismo (Secult) da cidade.
A nomeação foi feita durante solenidade realizada pelo prefeito Bruno Reis (União), no Palácio Thomé de Souza, após meses de espera. O nome de Ana Paula era ventilado desde dezembro do ano passado, quando Pedro Tourinho deixou o cargo. Desde então, a Secult era comandada interinamente por Walter Pinto Júnior, que também foi cotado para assumir a pasta.
Ana Paula celebrou a nova etapa, que definiu como “o maior desafio” da carreira e vida dela, e disse que para comandar a pasta é preciso se debruçar pela história e ancestralidade da cidade.
“Ser secretaria de cultura e turismo é vibrar amor por uma cidade, um povo, é reconhecer a sua ancestralidade, sua história. São dias de muita reflexão, a gente foi conversando, o que a gente poderia podia fazer, qual o impacto de ter uma vice como essa pasta. Eu sou uma pessoa apaixonada pela sua terra, seu povo, que compreende o valor da sua história, ancestralidade. Vou encarar esse desafio com muita força, coragem e escuta”, disse.
A nova líder da Secult destacou ainda os dados que evidenciam a participação maior do público soteropolitano nos equipamentos culturais da cidade, inaugurados na gestão de Bruno Reis (União), como Casa do Carnaval, Cidade da Música e Casa das Histórias.
“A cultura tem que estar em cada lugar dessa cidade. Quando a gente trouxe novos equipamentos, a gente fez com que 95% dos visitantes sejam soteropolitanos. A cidade está se redescobrindo como a cidade de pessoas talentosas, amorosas, o mundo sabe da sua história, força, som, cheiro, mas esse mundo precisa entender que essa Salvador Capital Afro, tem que ser boa para todas as pessoas”.
No discurso, a vice-prefeita saudou Pedro Tourinho, o qual, segundo ela, foi fundamental para a nomeação, ao sugerir ela como a sua sucessora, e garantiu que Walter Pinto estará presente na equipe da Secult montada por ela.
“Você brilhou, Walter, e vai brilhar. Faço questão de ter você na minha equipe. Você com tanto amor, tanta força, também é a cara da cultura da Bahia. A gente vai fazer isso juntos”, finalizou.
Veja vídeo: