Vitória terá que vencer metade das partidas que tem para evitar queda à Série C
Rubro-Negro atualmente é o primeiro time fora da zona de rebaixamento
Foto: Malcon Robert/AGIF
O Vitória vive a fase mais decisiva na Série B. Com o fim da competição, o torcedor rubro-negro já pega a calculadora para somar quantos pontos o time precisa fazer para evitar o temível rebaixamento para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. O Leão é atualmente o porteiro do Z-4 e quer evitar uma nova queda como ocorreu em 2005.
Contudo, a missão se torna mais difícil a cada rodada passada. Hoje, o Vitória precisa vencer pelo menos metade das partidas que restam na competição, ou seja, somar quatro triunfos, totalizando 12 pontos e somado aos 33 que tem, chegariam aos 45. Isso se for levado em conta a comparação com a média dos anos anteriores, quando outros clubes terminaram na 16ª posição.
Confira o ranking dos últimos sete anos:
2012
Guaratinguetá escapou com 43 pontos
2013
Atlético-GO escapou com 44 pontos
2014
Bragantino escapou com 46 pontos
2015
Oeste escapou com 46 pontos
2016
Oeste escapou com 41 pontos
2017
Guarani escapou com 44 pontos e 11 vitórias
2018
Oeste escapou com 46 pontos
O que talvez possa facilitar a vida do Rubro-Negro é que metade dessas partidas que precisa vencer serão disputadas em casa (Figueirense, Brasil de Pelotas, CRB e Coritiba). O outro caminho mais complicado é tentar buscar alguns pontos fora de casa. A primeira chance já é contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), no próximo domingo (27). Os demais duelos serão diante do Paraná, América-MG e Operário. Sendo que três desses quatro jogos longe de Salvador acontecerão contra equipes que brigam pelo acesso à elite.