Volkswagen anuncia último Fusca no México
A última unidade é parte da série especial “Final Edition” vendida em duas versões distintas
Foto: Divulgação
Nesta semana a Volkswagen anunciou a produção do “último Fusca” do mundo, rompendo um legado de 81 anos de história de um dos carros mais simpáticos do mundo.
A última unidade é parte da série especial “Final Edition” vendida em duas versões distintas. A Final Edition SE foi opção com carroceria cupê, enquanto a Final Edition SEL é uma opção de conversível. Com visual retrô, as unidades tinham o motor 2.0 TSI de 176 cavalos de potência e 25kgfm de torque com transmissão automática de seis marchas. O conjunto é similar ao já oferecido aqui no Golf e que sobrevive na Tiguan All Space.
O Fusca saiu da unidade de Puebla, no México, e deve integrar o museu da Volkswagen na Alemanha ao lado da última unidade do Fusca com motor refrigerado a ar de 2003 e a última Kombi produzida no Brasil em 2013.
Ainda que o modelo atual tenha o nome de “Beetle” (besouro), ou Fusca para nós, o carro que deixa de ser produzido nesta semana já não tinha qualquer relação com o projeto de Ferdinand Porsche de 1936. O carro ficou pronto dois anos depois, deu origem a diversos veículos usados durante a II Guerra Mundial e entrou finalmente em produção em 1945. As primeiras unidades foram exportadas já em 1948, em 1950 as primeiras chegaram ao Brasil onde foi produzido até 1986 retornando de 1993 a 1996. Na Alemanha ele saiu de linha no final dos anos 1970 e o México foi o último país a produzir o Fusca estendendo sua fabricação até 2003. Já o New Beetle, lançado em 1998, tinha a base e mecânica do Golf e foi descontinuado em 2010. Foi substituído por uma terceira geração no ano seguinte usando a base PQ35 do Jetta, que agora sai de linha definitivamente.