Volta dos atendimentos, mas só online
Confira o editorial desta terça-feira (15)

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Passadas as eleições municipais, os cartórios eleitorais de todo o país voltam a atender os cidadãos para serviços diversos, como tirar a primeira via do título, transferir seu local de votação e emitir certidões de quitação eleitoral.
Mas, claro que devido à pandemia e principalmente ao novo pico de contágio da covid-19, os serviços serão oferecidos pela internet.
O atendimento presencial está suspenso desde maio deste ano e sem previsão de volta, o que é ruim, uma vez que o brasileiro sempre tratou destes assuntos junto à justiça eleitoral dentro dos cartórios, e não à toa as inadimplências com o órgão são imensuráveis.
O eleitor, portanto, pode agendar o serviço por meio da plataforma Título Net, que também pode ser acessada a partir dos Portais dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Depois, basta preencher um formulário e solicitar o atendimento desejado: alistamento, transferência, revisão com mudança de zona eleitoral ou revisão para regularização de inscrição cancelada.
E podem fazer pelo aplicativo E-titulo e site Justifica. Caso não consigam por esses meios podem entrar em contato com sua zona eleitoral por e-mail e fazer a justificativa pelo e-mail – apensar desta ser um apoio que os cartórios não divulgam abertamente.