Brasil

Voto: TSE já recebeu 127 mil urnas para uso nas eleições deste ano

Urnas usadas na eleição deste ano é do modelo atualizado e com novos dispositivos de segurança

Por Da Redação
Ás

Voto: TSE já recebeu 127 mil urnas para uso nas eleições deste ano

Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil

Segundo a Corte, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu 127 mil novas urnas eletrônicas para as eleições de 2022. Outras 4,5 mil estão em trânsito, ou seja, a caminho dos depósitos da Justiça Eleitoral. Em dezembro do ano passado, o TSE informou que 225 mil novos equipamentos seriam entregues até julho deste ano. 

Ao todo, serão 577.125 urnas à disposição nas próximas eleições – quase metade é do modelo novo, com novos dispositivos de segurança. As mais antigas receberam um hardware para torná-las mais seguras — elas poderão executar apenas programas desenvolvidos pela equipe do tribunal.

Por meio de uma licitação, os novos equipamentos foram adquiridos pelo TSE. A empresa Positivo Tecnologia, responsável por fabricar as novas máquinas, foi escolhida em outubro do ano passado. A mudança ocorreu para incluir medidas de segurança e de celeridade. 

O processador, do tipo SOC (System on a Chip), é dezoito vezes mais rápido que o modelo 2015. O projeto da urna eletrônica é 100% nacional e já foi exportado para mais de 50 países. Por conta disso, a Secretaria de Tecnologia do TSE acompanha os novos equipamentos. A expectativa é de que o registro do voto e a apuração das eleições devem ficar mais rápidos em razão da velocidade de processamento dos novos modelos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.