WhatsApp testa mensagens autodestrutivas
Objetivo é ter como público-alvo as pessoas que enviam informações sensíveis através do aplicativo
Foto: Divulgação
A plataforma WhatsApp está testando uma nova funcionalidade focada no envio de informação sensível. As mensagens enviadas desta forma, vão desaparecer depois determinado tempo. A informação foi divulgada pelo site WABetaInfo, que em seu habitual trabalho de checar plataformas de conversas online, encontrou as “mensagens autodestrutivas” na nova versão do WhatsApp para Android (versão 2.19.275).
À semelhança do já quase falecido Snapchat, as mensagens enviadas desta forma desapareceriam ao fim de determinado tempo – embora não esteja indicada ainda qual vai ser a janela temporal para o sumiço. O objetivo da funcionalidade é ter como público-alvo as pessoas que enviam informações sensíveis através do WhatsApp, como dados pessoais.
O site WABetaInfo informa ainda que a funcionalidade ainda está em fase muito inicial de desenvolvimento, e que não se imagina quando será disponibilizado. Existe a informação de que esta novidade começará a ser utilizada para as conversas de grupo e que, para funcionar, é preciso que qualquer mensagem na conversa seja passível de desaparecer ao fim de determinado tempo.
Atualmente, o WhatsApp já permite remover determinadas mensagens das conversas, mas é preciso que isso seja feito no espaço de uma hora após o envio da mensagem. As mensagens eliminadas são substituídas pela indicação “esta mensagem foi apagada”.