Xi parabeniza Trump e diz que EUA e China se beneficiam com cooperação
O porta-voz da chancelaria chinesa já havia afirmado que esperava uma "convivência pacífica" com Washington
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O líder da China, Xi Jinping, parabenizou o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quinta-feira (7). O chinês afirmou que Washington e Pequim devem encontrar a "maneira correta" de conviver.
"A história demonstrou que China e EUA se beneficiam com a cooperação e sofrem com a confrontação", afirmou o líder, de acordo com a mídia estatal. Por issso, continuou, as duas nações
"devem reforçar o diálogo e a comunicação, gerenciar adequadamente as diferenças, expandir a cooperação mutuamente benéfica e encontrar a maneira correta para que China e EUA se deem bem."
Ao reconhecer a vitória do republicano, nesta quarta-feira (6), o porta-voz da chancelaria chinesa já havia afirmado que esperava uma "convivência pacífica" com Washington.
A vitória de Trump ressuscita temores de uma nova guerra comercial entre os dois países. Em seu primeiro mandato, o republicano impôs tarifas à nação asiática, que respondeu com taxas retaliatórias, em um movimento que afetou a economia global. Agora, o americano prometeu adotar tarifas ainda mais rígidas.