Tecnologia

Xiaomi, Huawei, Oppo e Vivo se unem para enfrentar Play Store do Google

Empresas visam criar plataforma para desenvolvedores de aplicativos de fora da China

Por Da Redação
Ás

Xiaomi, Huawei, Oppo e Vivo se unem para enfrentar Play Store do Google

Foto: Reprodução

As fabricantes chinesas de smartphones estão se unindo para criar uma plataforma para desenvolvedores de aplicativos de fora da China. Juntas, as quatro empresas representaram 40,1% das vendas globais de smartphones no quarto trimestre de 2019, segundo a consultoria IDC.

A ideia é criar um mecanismo em comum que facilite o upload de apps em todas as lojas simultaneamente, em uma medida que analistas dizem ter como objetivo desafiar o domínio da Play Store do Google, principal loja hoje disponível em dispositivo Android.

As quatro empresas estão eliminando falhas na chamada Aliança Global de Serviços para Desenvolvedores (GDSA, na sigla em inglês). A plataforma visa facilitar a desenvolvedores de jogos e de outros aplicativos a venda seus apps em mercados estrangeiros, de acordo com pessoas com conhecimento do assunto.

A ideia inicial era que a GDSA fosse lançada em março, disseram fontes à agência Reuters, embora não esteja claro como isso será afetado pelo recente surto de coronavírus. Um site protótipo diz que a plataforma cobrirá inicialmente nove "regiões", incluindo Índia, Indonésia e Rússia.

Embora a Oppo, a Vivo e a Xiaomi tenham acesso total aos serviços do Google nos mercados internacionais, a Huawei perdeu o acesso a novos dispositivos no ano passado, depois que os Estados Unidos proibiram fornecedores norte-americanos de vender bens e serviços para a empresa, citando preocupações com a segurança nacional.

Isso causou problemas para alguns aparelhos da empresa, como o modelo Mate 30, lançado no ano passado sem aplicativos do Google.

O Google, cujos serviços são proibidos na China, faturou cerca de US$ 8,8 bilhões em todo o mundo com a Play Store em 2019, disse Katie Williams, analista da Sensor Tower, empresa de inteligência do mercado de aplicativos. O Google vende conteúdo como filmes, livros e aplicativos na loja e cobra uma comissão de 30%.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário