Tecnologia

5G: implementação é um marco tecnológico no Brasil, afirma especialista

Nova tecnologia promete um grau de conectividade jamais visto antes

Por Ane Catarine Lima
Ás

5G: implementação é um marco tecnológico no Brasil, afirma especialista

Foto: Reprodução/Pixabay

Brasília se tornou a primeira capital do país a receber o 5G, implementado no último dia 6. Desde então, curiosidades e questionamentos acerca da nova tecnologia estão cada dia mais frequentes. Afinal, a quinta geração de internet móvel promete proporcionar um grau de conectividade jamais visto antes. Em entrevista ao Farol da Bahia, o professor do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Gustavo Bittencourt, afirmou que trata-se de um marco tecnológico no Brasil.  

Segundo ele, a nova tecnologia é importante porque beneficia diversos setores e coloca o país em condição de igualdade em relação às grandes potências quando o assunto é qualidade e quantidade da conectividade geral da população.

“A implementação do 5G é um marco tecnológico de suma importância para o Brasil. Do ponto de vista socioeconômico, o 5G tem o potencial de melhorar as condições de conectividade geral e de criar condições para o surgimento de novos negócios e aplicações. Do ponto de vista do cliente, a vantagem mais perceptível da internet 5G é, sem dúvida, a maior taxa de transmissão de dados”, afirmou o especialista.

“Na teoria, será possível baixar um filme em 7 segundos. No 4G, por exemplo, era preciso 7 minutos. Além disso, o 5G permite uma maior densificação de equipamentos na mesma faixa, o que implica dizer que cada usuário terá desempenho superior nos seus aparelhos mesmo quando há uma grande população de usuários conectados na vizinhança”, completou.

Gustavo explicou também que a quinta geração de internet móvel possibilita maior acesso a equipamentos e utilidades domésticas, ampliando a chamada Internet das Coisas (IoT). Devido aos avanços proporcionados pelo 5G, Gustavo disse acreditar que os setores econômico, social e de saúde serão beneficiados com a implementação.

“Há muita expectativa de que todos os setores sejam impactados positivamente. Ter altas taxas de transmissão irá permitir o surgimento de diversas aplicações que podem beneficiar a vida do cidadão. Um exemplo disso é a possibilidade de termos redes veiculares, aquelas em que os carros são conectados entre si com a infraestrutura de rodovias através do 5G, implementadas por todo o país. Isso faz com que motoristas sejam assistidos com mais efetividade nas rodovias”, disse Gustavo.

“Na saúde, a tecnologia permite aplicações de monitoramento de pacientes e envio de vídeos em alta definição para consulta de maneira quase instantânea. Além disso, será possível o uso de realidade aumentada simulando a presença física do paciente nos consultórios. Aplicações de ambulâncias conectadas para melhorar a oferta dos serviços e reduzir o tempo de chegada aos clientes. Enfim, o céu é o limite. Claro, tudo depende de como o ecossistema de inovação local irá produzir essas aplicações. Do ponto de vista da conectividade, o 5G permitirá tudo isso”, completou.

Aumento da desigualdade

A previsão é de que o 5G chegará a todas as cidades do Brasil até dezembro de 2029. Apesar da ansiedade por parte de muitos para a nova tecnologia, Gustavo alerta para um ponto negativo: o possível aumento da desigualdade. No país, muitas pessoas ainda não têm acesso à internet. Não bastasse, nem todos os aparelhos têm capacidade para suportar o 5G.   

“A velocidade de implantação, sem dúvidas, poderá reforçar as diferenças sociais que já temos no nosso país. No nosso modelo de implantação, num primeiro momento somente algumas capitais receberão os benefícios do 5G. Depois cidades de médio porte. Apenas em 2029 é que as cidades pequenas receberão essa tecnologia”, conclui o especialista.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário