Adolfo Menezes comemora presença histórica de mulheres na nova Mesa Diretora da ALBA
Com Ivana Bastos, é a primeira vez que a primeira vice-presidência é ocupada por uma deputada
Foto: VannerCasaes/AgênciaALBA
Reeleito presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Adolfo Menezes (PSD) comemorou a presença histórica de mulheres na nova Mesa Diretora da Casa. Pela primeira vez, uma parlamentar assume o cargo de 1ª vice-presidente. Na noite de terça-feira (3), os deputados elegeram Ivana Bastos (PSD).
Além disso, a deputada Kátia Oliveira (União) foi eleita para a 2ª secretaria da Mesa Diretora. Das 63 cadeiras da Assembleia, apenas nove são ocupadas por mulheres, o que é considerado um número muito baixo, já que o eleitorado feminino é maioria na Bahia.
"Sabemos que a representação feminina no Parlamento, que ainda é um ambiente dominado pelos homens, precisa crescer. Mas estamos fazendo história nesta Casa, que, pela primeira vez, tem uma mulher como substituta imediata do presidente. Isso é uma marca importante. Parabenizo aqui a deputada Ivana Bastos por isso, bem como a deputada Kátia Oliveira, que serão as vozes femininas entre os titulares da Mesa", afirmou o presidente.
LEIA MAIS: Ivana Bastos diz que está pronta para assumir presidência da ALBA caso Adolfo precise deixar o cargo
• Adolfo Menezes comemora reeleição para presidência da ALBA e alfineta Hilton Coelho
Luta por espaço
Desde 1947, a primeira mulher a integrar a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi Ana Oliveira, que ocupou a 1ª secretaria no biênio 1967-1968. Em 1977, a mesma parlamentar, que faleceu em 1985, foi eleita para a 3ª secretaria.
Mesmo com a Mesa Diretora chegando a ter até 13 cargos titulares, uma nova representante feminina só voltou a ocupar um assento em 1995, quando Zelinda Novaes assumiu a 3ª secretaria durante a presidência de Otto Alencar (PSD). Em 1999, ela foi eleita para a 2ª vice-presidência.
Em 2005, a então deputada Eliana Boaventura assumiu a 3ª vice-presidência da Casa. Quatro anos depois, em 2009, Antonia Pedrosa foi eleita para a 4ª secretaria, cargo que também foi ocupado por Maria Luiza Laudano em 2011 e por Fátima Nunes, atual líder do PT na ALBA, em 2013. Na sessão desta segunda-feira (3), Fátima foi eleita suplente da Mesa Diretora.