Aeroportos na França são evacuados após ameaças
O país enfrenta uma onda de ameaças após o assassinato do professor Dominique Bernard
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/Ilustrativa
Vários aeroportos e o icônico Palácio de Versalhes foram evacuados na França nesta quarta-feira (18), em meio ao estado de alerta de "emergência para atentado" após o assassinato do professor Dominique Bernard em Arras, no último dia 13. Desde então, o país tem enfrentado uma série de ameaças de bomba. O Palácio de Versalhes, que já havia sido evacuado no sábado e terça-feira passados, foi novamente esvaziado devido a um alerta de bomba, de acordo com as autoridades.
Seis aeroportos, incluindo os de Lille, Lyon (Bron), Nantes, Nice, Toulouse e Beauvais, também foram evacuados devido a "ameaças de atentados" recebidas por e-mail durante a manhã. Nota-se que os aeroportos de Paris, Orly e Charles de Gaulle não foram afetados.
A Direção-Geral da Aviação Civil confirmou a ocorrência de "alertas de bomba" e evacuações nos terminais de Lille, Lyon, Toulouse e Beauvais, sem fornecer detalhes adicionais. O Eurocontrol, órgão de vigilância do tráfego aéreo, notificou as companhias aéreas de que os aeroportos de Toulouse, Lille e Beauvais estavam "indisponíveis por motivos de segurança".
Apesar do incidente em Nice, onde foi detectado um pacote suspeito, que levou à implementação de um perímetro de segurança, o aeroporto informou que a situação foi normalizada. Em Lille, o terminal foi evacuado e três voos foram desviados.