Agência de saúde dos EUA descarta possibilidade de transmitir covid-19 por embalagens
Análise também indicou baixa probabilidade de propagação por alimentos
Foto: Divulgação | EBC
Uma pesquisa feita por agências americanas de saúde e agricultura descartou a possibilidade de transmissão da covid-19 por meio de embalagens e alimentos. O comunicado foi feito pela Food and Drugs Administration (FDA) e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês).
Segundo as agências, a afirmação se deu após análises científicas comprovarem a "mínima probabilidade" de transmissão da doença por meio de alimentos ou embalagens.
"Os consumidores podem ter a tranquilidade de que continuamos a acreditar, com base em nosso entendimento das informações científicas confiáveis atualmente disponíveis e apoiados em um consenso científico internacional, que os alimentos consumidos e as suas embalagens têm mínima probabilidade de espalhar a SARS-CoV-2 ", diz um trecho do comunicado.
A FDA e o USDA ressaltam que a "covid-19 é uma doença respiratória transmitida de pessoa para pessoa, diferentemente dos vírus transmitidos por alimentos ou gastrointestinais, como o norovírus e a hepatite A, que costumam deixar as pessoas doentes por meio de alimentos contaminados".
Eles também afirmaram que "Considerando os mais de 100 milhões de casos de covid-19, não vimos evidências epidemiológicas de alimentos ou embalagens de alimentos como a fonte de transmissão da SARS-CoV-2 para humanos", completaram.