• Home/
  • Notícias/
  • Justiça/
  • AGU confirma cassação de aposentadoria de desembargador que negociava decisão judicial

AGU confirma cassação de aposentadoria de desembargador que negociava decisão judicial

Procuradoria Regional da União atuou em ação de improbidade administrativa contra o magistrado por enriquecimento ilícito

Por Da Redação
Ás

Atualizado
AGU confirma cassação de aposentadoria de desembargador que negociava decisão judicial

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou a cassação da aposentadoria de um desembargador acusado de negociar decisão judicial. Como parte da punição imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o magistrado também deverá pagar uma multa de R$ 63.497,02, valor referente a 2004, que será devidamente atualizado.

O órgão comprovou a existência de um acréscimo patrimonial significativo em curto espaço de tempo, incompatível com os rendimentos obtidos. Por isso, a Procuradoria Regional da União na 4ª Região ajuizou ação de improbidade administrativa contra o magistrado por enriquecimento ilícito.

O magistrado foi condenado, em primeira instância, à perda da função pública, o que acarretou a cassação de sua aposentadoria.

A sentença também determinou a perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio. O montante deverá ser atualizado, já que os R$ 63.497,02 referem‑se a 2004. O processo tramita em sigilo.

“Esse processo mostra uma mudança de rumos, graças à insistência da AGU. Em vez de o magistrado que cometeu atos de improbidade administrativa ser ‘premiado’ com aposentadoria integral, conseguiu‑se aplicar a multa civil, além da cassação da aposentadoria e da perda do patrimônio acrescido ilegalmente”, concluiu o advogado da União.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário