Ajuda humanitária da ONU chega a Gaza via Israel pela primeira vez após ataque do Hamas
Caminhões de assistência entram no território palestino através de Kerem Shalom
Foto: Reprodução / ONU
Caminhões de ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) começaram a entrar em Gaza pelo território israelense, neste domingo (17). Esta é a primeira vez desde o ataque do Hamas em 7 de outubro, de acordo com as autoridades de Israel.
O Coordenador de Atividades Governamentais nos Territórios (COGAT) de Israel anunciou que os caminhões serão submetidos a verificações de segurança e transferidos diretamente para Gaza por meio da passagem de mercadorias de Kerem Shalom.
O COGAT destacou em um post no X (antigo Twitter) no domingo: "Isto aumentará o volume diário de ajuda humanitária que entra em Gaza e é entregue ao povo."
Kerem Shalom, uma das passagens israelenses, anteriormente permitia apenas inspeções, com os caminhões de ajuda humanitária sendo enviados de volta e redirecionados para acesso através de Rafah, vindo do Egito. No entanto, o Gabinete do primeiro-ministro israelense anunciou na sexta-feira (15) que a ajuda seria temporariamente permitida através da passagem de Kerem Shalom, evitando o retorno dos caminhões a Rafah.