Alckmin fica na Presidência um em cada cinco dias de governo, aponta levantamento
Vice precisa assumir o cargo quando Lula deixa o país; desde o início do mandato, presidente já visitou 17 países diferentes
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou 55 dias fora do Brasil desde 1º de janeiro de 2023, levando o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) a assumir o posto em média um em cada cinco dias do governo, de acordo com levantamento do R7 com base nas informações do portal do governo federal.
No total, o presidente esteve em 17 países. Esse número, no entanto, pode ser ainda maior, já que o levantamento levou em consideração apenas viagens oficiais. Além disso, lugares por onde Lula apenas passou durante as viagens, como para fazer escalas, não foram levados em conta.
Viagens
A primeira viagem internacional do presidente Lula ocorreu de 22 a 25 de janeiro, visitando Argentina e Uruguai. Em fevereiro, ele foi aos Estados Unidos por três dias. Em abril, viajou para os Emirados Árabes Unidos, China, Espanha e Portugal por 12 dias.
Em maio, participou da coroação do rei britânico e passou sete dias no Japão. Em junho, esteve na Itália e na França por cinco dias. Em julho, visitou Bélgica e Cabo Verde. Em agosto, passou sete dias na África do Sul e em Angola.
Em setembro, o presidente do Brasil visitou Índia, Cuba e Estados Unidos novamente, onde participou da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York.