• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Alcolumbre deve indicar para ministério nome sem filiação, após fracasso do governo com Pedro Lucas

Alcolumbre deve indicar para ministério nome sem filiação, após fracasso do governo com Pedro Lucas

Um interlocutor de Lula diz que o governo não tomará nenhuma decisão com "a cabeça quente" em relação ao partido

Por FolhaPress
Ás

Alcolumbre deve indicar para ministério nome sem filiação, após fracasso do governo com Pedro Lucas

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), deve indicar um nome considerado técnico para ser o novo ministro das Comunicações do governo Lula (PT), segundo aliados do senador e auxiliares do presidente da República.

De acordo com relatos, a tendência é que seja um nome sem filiação partidária e da estreita relação de confiança de Alcolumbre.

A decisão foi tomada ainda na noite de terça-feira (22), após o deputado Pedro Lucas (União Brasil-MA) confirmar a recusa de integrar a Esplanada, em um constrangimento público que expôs a fragilidade do governo federal em sua base.

De acordo com relatos, Alcolumbre fez chegar a integrantes do Palácio do Planalto na própria noite de terça que deveria escolher um nome com esse perfil.

Há uma expectativa entre aliados dos dois políticos que um encontro entre o presidente da República e o senador possa ocorrer ainda nesta quarta-feira (23) para definir o nome do próximo ministro.

Como a Folha mostrou, integrantes do Palácio do Planalto se irritaram com esse cenário e passaram a cogitar rever o espaço do partido no primeiro escalão do petista.

A ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) foi chamada pelo petista na noite de terça para uma reunião no Alvorada após Pedro Lucas oficializar a recusa para tratar do tema.

Mesmo diante desse cenário, no entanto, um interlocutor de Lula diz que o governo não tomará nenhuma decisão com "a cabeça quente" em relação ao partido. Ele cita a proximidade do presidente da República com Alcolumbre como outro motivo para não acirrar essa tensão com o União Brasil.

Marcado por divisões internas, com uma ala oposicionista e outra mais próxima do governo federal, o União Brasil tem indicados no comando de outros dois ministérios (Turismo e Desenvolvimento Regional) e é a terceira maior bancada da Câmara, com 59 deputados.

Esse aliado do petista diz que foi dado um crédito para uma nova indicação da sigla e afirma que é preciso acompanhar como será conduzido esse processo daqui para frente. Caso confirmada a indicação de Alcolumbre para o posto, isso ampliará a influência do senador no Executivo. Isso porque ele também foi responsável por indicar o ministro Waldez Góes (Desenvolvimento Regional).

De acordo com relatos de três aliados de Alcolumbre, há uma possibilidade de que ele escolha um nome que integre o quadro da Telebras, vinculada à pasta das Comunicações. Nesse cenário, é lembrado o presidente da empresa, Frederico de Siqueira Filho, cuja indicação ao cargo é atribuída nos bastidores a Alcolumbre. Outro interlocutor do senador, no entanto, não descarta que ele indique uma mulher que integre a empresa.

O comando do Ministério das Comunicações está vago desde o último dia 8, quando o então ministro Juscelino Filho (União Brasil-MA) deixou o posto após ser denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) sob acusação de corrupção passiva e outros crimes relacionados ao desvio de emendas.

Apesar de o União Brasil integrar formalmente o governo, o partido não tem entregado votos em matérias consideradas prioritárias para o Executivo.

Recentemente, outro episódio envolvendo a sigla irritou integrantes do governo, quando 40 dos 59 deputados da bancada assinaram o requerimento de urgência para o projeto de lei que dá anistia aos condenados do 8 de janeiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário