• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Alerta de colapso: novo tremor aumenta tensões na área de mina em Maceió
Brasil

Alerta de colapso: novo tremor aumenta tensões na área de mina em Maceió

Defesa Civil monitora movimentação sísmica enquanto bairro de Mutange permanece em alerta máximo

Por Da Redação
Ás

Alerta de colapso: novo tremor aumenta tensões na área de mina em Maceió

Foto: Jhonatan Lins/Secom Maceió

A área da mina 18 de Maceió, que é operada pela Braskem, está sob risco iminente de colapso após registro de um novo tremor na madrugada deste sábado (2), elevando as preocupações das autoridades e da população local. O sismo, de magnitude 0,89 na escala Richter, ocorreu a apenas 300 metros da superfície, representando um aumento significativo em relação ao evento anterior, que tinha magnitude 0,39 e ocorreu a 330 metros de profundidade.

De acordo com a Defesa Civil municipal, a movimentação de terra nas últimas 24 horas foi de 13 centímetros, embora a velocidade tenha diminuído. O boletim mais recente, divulgado às 9h, informa que a velocidade vertical atual de deslocamento é de 0,7 centímetros por hora, em comparação com os 2,6 cm/hora registrados anteriormente.

O bairro de Mutange permanece em alerta máximo, com evacuação já realizada. A população é orientada a evitar a área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são implementadas para mitigar os riscos.

Em uma reunião técnica do Sistema Nacional de Proteção da Defesa Civil, as autoridades decidiram não estipular um novo horário para o possível colapso da mina, operando com a avaliação de que isso pode ocorrer "a qualquer momento", conforme afirmou o coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés Melo.

Nos últimos cinco dias, mais de mil abalos sísmicos foram registrados no bairro de Mutange, intensificando a apreensão na região. O diretor da Defesa Civil Nacional, Paulo Falcão, ressaltou que, além da quantidade elevada de abalos, a profundidade dos sismos sugere uma possível movimentação da cavidade em direção à superfície.

Os bairros afetados, Pinheiro e Bebedouro, permanecem isolados, com realocação dos moradores como medida preventiva diante da incerteza do cenário. A Defesa Civil continua vigilante diante do risco iminente de colapso na mina nº 18, localizada na região do antigo campo do CSA, no Mutange.

Veja mais: 

Maceió declara estado de emergência por risco de colapso em mina da Braskem 

Risco de colapso em mina de Maceió faz hospital transferir pacientes 

Braskem é intimada a pagar R$ 1 bilhão em ação por afundamento de solo em Maceió 

Moradores protestam por realocação em bairro próximo a mina em Maceió 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário