• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Ameba 'comedora de cérebro' é encontrada em água de oito cidades do Texas

Ameba 'comedora de cérebro' é encontrada em água de oito cidades do Texas

Municípios declararam estado de desastre

Por Da Redação
Ás

Ameba 'comedora de cérebro' é encontrada em água de oito cidades do Texas

Foto: Centers for Disease Control and Prevention/ Reprodução

Oito cidades do sudeste do Texas declararam estado de alerta após um tipo raro de ameba ser encontrado no abastecimento de água. Na última sexta-feira (25), a Comissão de Qualidade Ambiental do Texas (TCEQ, na sigla em inglês) emitiu um comunicado aos residentes atendidos pela Autoridade de Água da comunidade Brazosport, alertando aos clientes para não usarem água devido à presença de Naegleria fowleri, uma ameba comedora de cérebro.

“A Comissão de Qualidade Ambiental do Texas, sob a direção do Gabinete do Governador, está trabalhando com a Autoridade de Água de Brazosport para resolver o problema o mais rápido possível”, diz a nota

Segundo informações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a ameba comedora de cérebro é comumente encontrada no solo, lagos quentes, rios e fontes termais. Também pode habitar piscinas mal conservadas ou sem cloro ou descargas de água quente de parques industriais.

Declaração de desastre

A cidade de Lake Jackson emitiu uma declaração de desastre devido a presença da ameba na água. O incidente começou no dia 8 de setembro, quando a cidade foi informada sobre um menino de 6 anos que foi hospitalizado com a ameba. O garoto morreu na última semana, de acordo com a rede NBC.

Desde então, todos os moradores da cidade estão sob aviso para não utilizar água até que a Autoridade de Água de Brazosport conclua uma limpeza adequada, de acordo com o TCEQ, que está testando atualmente os níveis de cloro na fonte de água da cidade de Lake Jackson e determinou que levará aproximadamente três dias para limpar o sistema. Durante o período, os residentes locais podem utilizar uma caixa d'água gratuita da cidade.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.