Ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda deve ficar para o 2º semestre

Hugo Motta prevê votação apenas após o recesso parlamentar

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda deve ficar para o 2º semestre

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (28) que a votação do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) deve ocorrer apenas no segundo semestre. Durante participação em um evento com empresários em São Paulo, o parlamentar descartou a possibilidade de análise antes do recesso parlamentar, previsto para julho.

Segundo Motta, o impacto econômico da medida exige uma avaliação criteriosa. A expectativa é de que uma comissão especial para debater o projeto seja instalada na próxima semana. A proposta, que deverá passar por modificações, será relatada pelo deputado Arthur Lira (PP-AL), responsável também por definir o calendário de tramitação.

O presidente da Câmara explicou que, a depender das mudanças introduzidas, a votação poderá ser concluída até setembro ou até dezembro, respeitando as regras constitucionais da "noventena", prazo mínimo de noventa dias para que certas alterações tributárias entrem em vigor, ou da anualidade.

Durante sua fala no Macro Day, evento promovido pelo Banco Safra, Motta também defendeu a necessidade de revisar os gastos públicos e de discutir a eficiência da administração federal. Ele destacou que essa agenda precisa ser liderada pelo Poder Executivo, mas assegurou que o Congresso está disposto a avançar no tema.

O deputado reiterou que este ano seria o momento mais adequado para a aprovação de reformas estruturantes, antes do ciclo eleitoral de 2026. Segundo ele, esse apelo já foi levado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em reunião realizada na última semana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.