Após pedido de impeachment contra Moraes, Alcolumbre decide não pautar indicação de André Mendonça
André Mendonça foi indicado para cardo de ministro do STF
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Segundo o jornal O Globo, o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), decidiu, nesta sexta-feira (20) não pautar indicação de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão ocorreu após o presidente Jair Bolsonaro entrar com pedido de impeachment contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
O presidente da CCJ teria decidido que ou o presidente "distensiona" a relação entre os poderes e "reconstrói pontes", ou não será possível avaliar alguma indicação do presidente na Comissão. O advogado André Mendonça foi indicado por Jair Bolsonaro para a vaga no Supremo.
Alcolumbre, que presidiu o Senado entre 2019 e 2020, considerou o pedido de impeachment "uma afronta gravíssima e lamentável às instituições – e uma verdadeira falta de respeito com o STF".
Segundo o jornal O Globo, o presidente do CCJ afirmou que "não há mais clima" para a indicação e que "se Bolsonaro não respeita o Supremo, não tem condições de cobrar celeridade para a indicação”.
A sabatina de André Mendonça para o STF estava prevista para ser agendada na próxima sexta-feira. Com a nova decisão, o calendário fica suspenso.