Após rumores, Tarcísio afirma que Republicanos não vai integrar base de Lula
Partido estaria negociando ministério com Padilha
Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou na quarta-feira (19), que seu partido, o Republicanos, não vai integrar a base do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Tarcísio foi consultado na última semana pelo presidente da legenda, o deputado federal Marcos Pereira (SP), sobre a possibilidade de que o Republicanos assuma um ministério no governo Lula.
“O que eu disse ao presidente do meu partido é que ficaria muito ruim a gente integrar a base do governo. Não é o caso. É o meu partido e a gente não tem como compor um ministério do governo federal”, afirmou o governador durante xoletiva de imprensa no início da tarde, em evento no Palácio dos Bandeirantes.
O partido teria interesse, no entanto, em assumir o Ministério do Esporte ou o Ministério da Ciência e Tecnologia. No dia anterior, inclusive, o deputado Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) se reuniu com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que é o responsável pela articulação política do governo no Congresso Nacional.
“Se tiver alguma questão individualizada, interesses particulares que são legítimos, às vezes tem uma questão de relação de amizade, de mérito, isso não pode impedir a pessoa de assumir um papel de destaque, de liderança. Mas aí é recomendável que a pessoa se licencie do partido. Agora, o partido não vai integrar a base”, disse o governador.