• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Após suspensão do contrato do VLT do subúrbio de Salvador, Jerônimo Rodrigues anuncia nova licitação
Bahia

Após suspensão do contrato do VLT do subúrbio de Salvador, Jerônimo Rodrigues anuncia nova licitação

Governador destacou que rompimento com Skyrail não causou prejuízos financeiros ao Estado

Por Da Redação
Ás

Após suspensão do contrato do VLT do subúrbio de Salvador, Jerônimo Rodrigues anuncia nova licitação

Foto: Joá Souza/GOVBA

Após ter rompido com a Skyrail, empresa responsável pela implementação do VLT, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta quinta-feira (16) uma nova licitação para ativação do meio de transporte. 

"Eu espero que a gente possa fazer as tratativas do total desligamento diante desse aspecto do VLT e nós estaremos abrindo a licitação. O prazo que eu tenho na minha mesa é final deste mês, início do outro, para que a gente possa dialogar", disse o governador da Bahia.

Jerônimo acrescentou que o governo ainda não tinha adquirido os trens do VLT e que não houve desperdício de recurso público com a decisão de romper o contrato com a Skyrail. "Tudo que foi investido pelo Estado com relação ao VLT, a gente não perde nada. A construção que foi feita na região do Comércio é do Estado e nós vamos continuar fazendo", contou.

O Consórcio Skyrail é composto pela BYD e pela Metrogreen. Recentemente, o governo baiano assinou contrato com a empresa chinesa para implantação de uma fábrica de veículos elétricos em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Com o rompimento no VLT, foi questionada a relação da gestão estadual com a anúncio da suspensão do contrato, foi questionada a relação da gestão estadual com BYD. 

"Essa saída foi dialogada com o Tribunal de Contas, com o Ministério Público e com a empresa. Então não foi feito qualquer relacionamento com a BYD, que pudesse ferir nossa relação", explicou o governador.

Jerônimo Rodrigues detalhou ainda que vai se reunir com representantes de uma empresa, na tarde desta quinta, em São Paulo, em busca de investimentos na área de equipamentos aéreos, fabricos de avião e manutenção de aeronaves.

Em nota, a Skyrail informou que vai cumprir a recomendação da Sedur para rescindir de forma amigável o contrato. Ainda de acordo com a empresa, as obras de implantação do Contrato de Concessão foram prejudicadas pela pandemia da Covid-19.

A BYD Brasil, ao qual pertence o projeto de Skyrail Bahia, informou também que pretende alocar todos os colaboradores em outras unidades de negócios do grupo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário