Arthur Lira diz que vai discutir “regras de convivência” para parlamentares
Declaração ocorre depois Fahur ameaçar e xingar Flávio Dino
Foto: Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira (10), que pretende discutir com lideranças “regras de convivência” entre os parlamentares. Lira afirmou ainda que não vai permitir excessos por parte das congressistas.
A declaração foi feita após o deputado Sargento Fahur (PSD-PR) ter ameaçado o ministro da Justiça, Flávio Dino e o chamado de “merda”. O PSB prometeu acioná-lo no Conselho de Ética da Casa.
“Foi deprimente o que nós vimos aqui [esta semana] ante o comportamento de parlamentares, de parte a parte, uns acusando, outros defendendo, e vice-versa”, disse.
De acordo com ele, as regras de convivência devem ser discutidas na próxima reunião de líderes, na terça-feira que vem (14).
“A partir da eleição do próximo Conselho de Ética, independentemente de lado, sigla, ideologia, pensamento partidário, o deputado ou a deputada que se exceder no Plenário desta Casa responderá perante o Conselho de Ética”, disse Lira.
“Nós aqui não iremos tolher fala de parlamentar, não iremos tolher o que o parlamentar vai falar. Eu só estou dizendo que o que o parlamentar falar pode ter consequência”, afirmou o parlamentar.