• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Artista plástico baiano, Diego Sei, fará residência artística no Instituto Sacatar
Bahia

Artista plástico baiano, Diego Sei, fará residência artística no Instituto Sacatar

Ele foi premiado na 8ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger

Por Da Redação
Ás

Artista plástico baiano, Diego Sei, fará residência artística no Instituto Sacatar

Foto: Foto: Diego Sei

O artista plástico baiano, Diego Sei foi premiado na 8ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, promovido pela Funceb, na categoria inédita na premiação Residência Artística, originada da parceria entre Funceb e Instituto Sacatar. O trabalho que recebeu o prêmio foi o ensaio "Onde a casa começa?".

A obra "Onde a casa começa?" poderá ser conferida de perto nesta quinta-feira (04) quando acontece a abertura da exposição coletiva da 8ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. A exposição estará aberta de terça a domingo até 30 de janeiro de 2022, das 13h às 17h, no Palacete das Artes, em Salvador.

"O ensaio é fruto do trabalho de pesquisa da minha companheira Camila Contreras, Arquiteta e Urbanista, que me convidou para acompanhá-la em suas viagens a campo. Perceber o conjunto de saberes e práticas tradicionais e a indissociabilidade de uma casa-território guiou toda construção desse trabalho, bem como possibilitou refletir sobre as condições históricas e sociais que regulam o acesso à terra", afirma o fotógrafo.

O trabalho foi desenvolvido nos povoados de Moreré e Monte Alegre com moradores nativos. "Ao longo das nossas vivências valorizamos sempre o aprendizado, a escuta, as trocas e o respeito com as pessoas. O ensaio se desenvolveu através de uma narrativa lúdica, construída por retratos e técnicas como longa exposição e light painting, compondo uma produção fotográfica de caráter histórico e etnográfico brasileiro. O trabalho foi produzido durante as vivências em campo, quando sempre enxerguei o Prêmio Pierre Verger como um horizonte. Para mim, esse é um dos prêmios de fotografia mais importantes do país e me sinto muito honrado em ter sido selecionado", conta Diego Sei.
Residência

Além do prêmio em R$ 10 mil reais, Diego Sei terá vivência no espaço que fica localizado na Ilha de Itaparica, tendo acesso à toda estrutura que a casa oferece, podendo conviver com outros artistas para potencializar seu processo criativo. Na residência, cujo período está sendo negociado entre as partes, o premiado terá acesso a uma suíte individual (quarto e banheiro) e um estúdio próprio para desenvolvimento de seu projeto artístico.

Sobre o desenvolvimento da residência artística, Diego Sei revela: "no Instituto Sacatar não pretendo desdobrar o ensaio 'Onde a casa começa', porém penso seguir abordando o popular, que é uma marca do meu trabalho na fotografia. Minha arte nasce com a rua!", destaca Diego Sei. A Residência Artística acontece de forma presencial, seguindo as medidas de segurança e protocolos sanitários exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"A minha forma de fotografar se encontra muito atrelada ao contato com o outro, ou seja, é uma metodologia que considero muito espontânea, as imagens seguem o fluxo que surgem durante os momentos de imersão na pesquisa. A escolha das técnicas envolvidas, longa exposição e light painting, buscaram criar uma atmosfera lúdica ao ensaio", revela o artista.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.