Assassinatos aumentam 178% no Ceará no mês de fevereiro
Motim de policiais militares alavancou número de mortes no estado
Foto: Reuters/Direitos Reservados
Em fevereiro de 2020, o número de pessoas assassinadas no Ceará foi 178% maior que o número de homicídios registrados no mesmo mês do ano passado, que registrou 164 ocorrências relacionadas aos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) (homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte). Este ano, o número de mortos chegou a 456 pessoas.
A secretaria estadual da Segurança Pública e Defesa Social afirma, em nota, que o crescimento da quantidade de crimes letais foi “alavancado pelos 11 dias do mês em que parte dos policiais militares paralisaram as atividades”.
Das 292 vítimas fatais a mais que as registradas no mesmo mês de 2019, 289 perderam a vida entre os dias 19 e 29 de fevereiro, durante o motim de policiais e bombeiros militares. Além disso, outros 23 homicídios ocorreram no dia 1º de março, quando a paralisação chegou ao fim, com parte dos militares amotinados voltando ao trabalho após membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e representantes da categoria chegarem a um acordo.