• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Atos 8 de janeiro, Daniel Alves detido na Espanha e incêndio no TCA; confira retrospectiva de janeiro
Brasil

Atos 8 de janeiro, Daniel Alves detido na Espanha e incêndio no TCA; confira retrospectiva de janeiro

Veja principais fatos do mês em 2023

Por Da Redação
Ás

Atos 8 de janeiro, Daniel Alves detido na Espanha e incêndio no TCA; confira retrospectiva de janeiro

Foto: Farol da Bahia

O ano de 2023 foi marcado por tensões políticas no Brasil e no mundo, operações policiais que causaram diversas mortes e repercutiram no país, mudanças climáticas, guerras e terremotos que destruíram cidades.

Confira os principais acontecimentos de janeiro:

Brasil 

Atos do 8 de janeiro 

No dia 8 de janeiro, manifestantes invadiram e subiram a rampa do Congresso Nacional em protesto contra o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). Havia um acampamento em frente ao QG do Exército semanas antes dos atos e mais de 100 ônibus chegaram de todo o país com cerca de 4 mil pessoas no final de semana do ocorrido em ações combinadas por meio das redes sociais. 

Durante as manifestações, para que acontecessem de forma pacífica, as pessoas só poderiam ir até a região das bandeiras em frente ao Congresso, mas romperam a barreira e ocuparam as cúpulas do prédio. Os atos foram considerados antidemocráticos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Foram quebradas vidraças e móveis, vandalizadas obras de arte e objetos históricos, gabinetes de autoridades foram invadidos, documentos oficiais rasgados e armas roubadas.

Integrantes da Polícia Militar de Brasília foram afastados do cargo por omissão aos atos de depredação das sedes dos Três Poderes, como o comandante da PM, coronel Klepter Rosa Gonçalves. O então secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, foi demitido após o ocorrido e o presidente Lula determinou intervenção federal na segurança pública no DF. O governador do DF, Ibaneis Rocha foi afastado do cargo por 90 dias. 

O valor total de dinheiro público estimado para cobrir os prejuízos da invasão do 8 de janeiro superou os R$ 26 milhões. Uma Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) foi instalada para investigar os atos. Ao final da CPMI, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da comissão, sugeriu o indiciamento de 61 pessoas, entre elas o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No total, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra 1.125 manifestantes. 

Mundo 

Daniel Alves é detido na Espanha 

O jogador de futebol brasileiro Daniel Alves foi detido, no dia 20 de janeiro, pela polícia da Espanha em razão de um processo que responde por suposto assédio sexual, de acordo com a polícia de Barcelona. Uma mulher afirma ter sido assediada e estuprada pelo ex-lateral-direito durante uma festa da cidade no fim de dezembro. O jogador nega. Depois do ocorrido, o atleta foi demitido por justa causa do time mexicano Pumas, do qual fazia parte desde julho de 2022. Até dezembro de 2023, Alves seguia detido

Bahia 

Ministra da Cultura, Margareth Menezes deixa o bloco 'Os Mascarados'

Foi divulgado no dia 10 de janeiro a saída da cantora e ministra da Cultura, Margareth Menezes, do tradicional bloco 'Os Mascarados' no Carnaval de Salvador em 2023. A artista assumiu, no início de janeiro, o ministério recriado no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Margareth chegou a ser confirmada como atração do bloco no final de 2022, mas deixou a grade de atrações. A cantora voltou ao grupo no carnaval de 2019. Em 2020, ela foi a atração principal.

Salvador 

Pai é flagrado espancando filhas em praia de Salvador

Um vídeo que circulou no dia 1º de janeiro nas redes sociais mostrou o momento em que Ângelo Manoel agrediu suas duas filhas em uma praia localizada no bairro de Itapuã, em Salvador. Nas imagens, que viralizaram em todo o país e causaram repulsa aos internautas, é possível ver que uma das meninas foi suspensa e jogada no chão pelo pai. 

A gravação mostra o momento em que as meninas, acompanhadas de uma mulher, se aproximaram do homem, que estava com um bebê no colo. Na sequência, ele entregou o bebê para uma moça e começou a agredir as crianças, que tinham 7 e 10 anos. Em posicionamento publicado nas redes sociais, Ângelo disse que bateu nas filhas como uma maneira de educá-las. 

Teatro Castro Alves é atingido incêndio

Um incêndio atingiu o teto do Teatro Castro Alves (TCA), no Centro de Salvador, no dia 25 de janeiro. Apesar da intensidade das chamas não houve danos estruturais e ninguém ficou ferido. O fogo foi combatido por seis caminhões do Corpo de Bombeiros. A licitação para a obra de requalificação do local foi autorizada nove meses após o ocorrido, no dia 5 de novembro, pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). 

A previsão inicial é de que as obras fiquem completamente prontas até o final de 2026. O teatro segue fechado, mas a Concha Acústica e a Sala do Coro funcionam normalmente.

Imagens

Marcelo Camargo/Agência Brasil 

Lucas Figueiredo/CBF

Tácio Moreira/Divulgação

Reprodução/Redes sociais

Reprodução/Redes sociais

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.