Política

Auditoria do TCU quer que Bolsonaro entregue acervo de presentes em 15 dias

Área técnica avalia que itens devem ser incorporados pela Presidência da República

Por Da Redação
Ás

Auditoria do TCU quer que Bolsonaro entregue acervo de presentes em 15 dias

Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues-Pozzebom

Técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) restitua, em até 15 dias, joias e presentes incorporados irregularmente ao acervo pessoal nos últimos quatro anos. A análise dos técnicos, revelada na coluna de Bela Megale, do jornal O Globo , diverge da argumentação dos advogados do ex-presidente.

A auditoria sugere que Bolsonaro entregue à Presidência da República todos os itens do acervo documental privado, bem como os presentes recebidos não registrados no Sistema InfoAP. Contrariando a defesa do ex-presidente, a área técnica afirma que joias, armas e obras de arte não podem ser considerados itens pessoais, apontando a irregularidade como desvio de bens da União.

O parecer destaca a possibilidade de Bolsonaro ter cometido peculato ao apropriar-se dos bens. No documento, os auditores recomendam que as joias sob custódia da Caixa Econômica retornem a Bolsonaro para que ele entregue diretamente as peças à Presidência da República, cabendo ao Planalto avaliar e oficialmente incorporar os itens ao acervo público. Quanto às armas, os técnicos sugerem que a Polícia Federal entregue diretamente à Presidência a pistola e o fuzil recebidos nos Emirados Árabes Unidos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.